sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nuestros irmãos

Fora de casa enxerga-se mais longe, talvez pela distância de nossos probleminhas mundanos, talvez por um olhar mais crítico com um mundo alheio.
Há, bem ao nosso lado, um país para o qual temos virado as costas. Ainda que olhando no mapa a situação se pareça mesmo com isto, com a frente do Brasil toda voltada para o litoral, de costas para a Argentina.
Nossa falta de visão estratégica além desta briga fabricada por aqueles sem cabeça para mais que jogos de futebol, tem nos feito perder oportunidades em todos âmbitos, inclusive ambientais com nossos vizinhos.
Nestes dez dias por lá, vi tanta similaridade que não caberia aqui. Aqui também há muita terra com uns poucos ricos e muitos pobres, desmatamento, falta de infra estrutura e de planejamento.
Uma conclusão (minha, ao menos) deste Simpósio Latino Americano de Restauração Ecológica, é que a solução destes problemas é muito mais que técnica. Ou melhor; Se aplicássemos tudo que sabemos sobre restauração ecológica, nossa vida poderia estar bem melhor.
Ao contrário de nós, no entanto, há motoristas de táxi em Buenos Aires capazes de ouvir música clássica ou discutir sobre as diferentes vertentes da igreja católica. Talvez isto se deva ao fato das pessoas serem mais instruídas, talvez ao fato de que dirigir táxis é o melhor emprego que pessoas bem instruídas conseguem por lá (não estamos muito longe disto). De todo modo, vê-se pessoas lendo em cada um dos cafés de Buenos Aires.
Entre tanto assuntos cotidianos,  o ambiente é dos mais sensíveis à educação e conhecimento, por prescindir da atuação individual. Consumo meus dias repetindo o básico para pessoas surpresas pelo óbvio. Como ir para a frente assim?
O ambiente brasileiro estará muito melhor no dia em que for possível ter uma conversa razoável com o motorista de táxi. Até lá, precisamos deixar o complexo de lado e fazer nossa lição de casa mais básica na educação e no ambiente.

Tanto na Argentina quanto no Brasil, empregar o que sabemos é talvez mais importante que tentar saber mais, no ambiente e em tudo o mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário