sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Concessão Satânica

Há filmes aos quais retornamos sempre. Lá pelos anos 80 assisti Coração Satânico de Alan Parker. Prenhe de idéias, o filme mostra também como o caminho para o inferno é feito de pequenas concessões.
Nesta semana tive o lisonjeiro prazer de ser convidado para carregar a Tocha Olímpica. O trabalho de mais de uma década ajudando escolas a compostar seu lixo orgânico foi reconhecido pela Prefeitura, e este gesto tem grande significado, já que gestões anteriores restringiram o trabalho por miopia política.
No entanto, recusei o convite para não fazer uma concessão.
Já faz alguns meses que uma grande marca vendedora de água com açúcar, gás carbônico e ácido fosfórico vem se posicionando ao lado das Olimpíadas, que assim deixa de ser algo em favor da saúde e de transcender limites humanos, para ser vitrine de um produto prejudicial à saúde. Ao carregar esta tocha, eu estaria na verdade anunciando refrigerante.
Há alguns anos, uma grande empresa produtora de tabaco quis também fazer uma matéria em sua revista, e também recusei. Há um limite para a importância da visibilidade para as ações ambientais, assim como para como estas ações geram recursos financeiros.
Há o caso de uma área no Texas onde a ONG Nature Conservancy fez um longo trabalho para evitar a extinção da Galinha-das-Pradarias-de-Atwater, ameaçada pela perfuração de poços em sua única área de ocorrência. Após muito trabalho, conseguiram que a área afinal fosse doada a eles. Eis que a ONG está agora ela mesma produzindo petróleo na área, e a tal galinha está agora ainda mais próxima da extinção.
O dinheiro produzido está sendo bem usado em outros locais? É provável, mas o dano de uma concessão destas é certamente muitas vezes maior.
Outro recado do mesmo filme é a atenção com a arrogância, este problema de saúde ocupacional de professores. Portanto, faço esta recusa sem criticar a Prefeitura ou nenhum participante das Olimpíadas, já que eu mesmo carrego um grande fardo de concessões, como andar de carro, viajar de avião e tantas outras que não parece haver meio de livrar-me.


Nenhum comentário:

Postar um comentário