sábado, 10 de outubro de 2015

Consumo de criança

Eis que temos afinal um dia das crianças diferente, onde algumas vozes, ainda que poucas, se levantam contra a monstruosa aula de consumismo que a data se transformou, em nada diferindo do Natal ou Dia das Mães, mas ainda pior por perpetuar a idéia que sentimentos possam ser trocados por mercadoria.
Este desejo de passar tudo a limpo é antigo e talvez remonte aos peregrinos europeus vindo para a América tentar recomeçar uma civilização sem vícios, indulgências ou outras poluições. No caso das crianças me parece especialmente cruel colocar peso tão grande em ombros que além de pequenos, também estão inocentes nesta história.
O leite de soja é bom para nutrição? Dá-lhe colocar na escola para a criança tomar. Ler é importante? Dá-lhe botar o coitadinho para ler. O mundo está poluído? Educação ambiental na cabeça das crianças. Em todos casos há um quê de punição no ar, como se elas tivessem alguma culpa pelo mundo que ainda nem herdaram.
A última onda agora é o consumismo. Temos que educar crianças para não serem consumistas !
É igualmente uma monstruosa futilidade.
Não há modo de baixar um aplicativo anti-consumismo em sua família. Nossos filhos são o que experimentam. A escola nada pode fazer.
Outro dia uma autoridade internacional na área de mudanças climáticas reclamava para mim que apesar do filho haver feito um trabalho escolar excelente sobre o assunto, ele pedia um carrão com motor possante. Em outra hora, no entanto, a pessoa reclamava que riscaram seu carrão...
Não me preocupo com educação para o consumismo porque meu filho está vendo TODAS suas roupas irem para os amiguinhos menores, está vendo comprarmos roupas e brinquedos em brechós, e nunca verá o pai ou a mãe gastando com roupas de marca ou mercadorias com obsolescência programada.
Esta é uma boa dica. Pegue um dicionário e ensine para seu filho uma expressão que ele provavelmente ainda não conhece. Se você ainda não o tiver perdido para o mundo dos comerciais de TV, ele ainda vai preferir brincar de dicionário muito mais que qualquer brinquedo (com obsolescência programada) à venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário